Renovação de Autorização de Residência: Toda a Informação

Renovação de Autorização de Residência: Toda a Informação

Com um número elevado de população imigrante, é essencial que exista conhecimento de um documento: a autorização de residência. Este documento é uma forma de permitir que cidadãos de outros países possam residir em Portugal.

Afinal, como é que funciona este documento, e a sua renovação em que moldes é que pode acontecer? Saiba mais sobre a autorização de residência neste artigo da Advogados em Braga. 

O que é a Renovação de Autorização de Residência?

A renovação da autorização de residência é a renovação de um documento emitido pela Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA). Este documento permite a um cidadão estrangeiro residir em Portugal, e tanto pode ser temporário como deve ser renovado.

Quando Deve Renovar a Autorização de Residência?

De forma periódica deve-se renovar a autorização de residência. O pedido de renovação deve ser feito a partir de 90 dias a partir da data de finalização do documento. 

A renovação deve ser feita de cinco em cinco anos, ou quando houver alguma mudança nos elementos de identificação presentes no documento. 

Documentos Necessários para Renovar a Autorização de Residência

De forma a que se possa renovar a autorização de residência, devem-se ter os seguintes documentos: 

  • Título de residência válido ou caducado há seis meses;
  • Passaporte ou documento de viagem válido;
  • Comprovativo de meios de subsistência (declaração de IRS, por exemplo). 

Como Renovar a Autorização de Residência?

A renovação da autorização de residência pode ser feita online, através do portal da AIMA, ou nos balcões dos registos do notariado, sendo feita a marcação prévia. 

No caso da renovação presencial, esta é feita por marcação, sendo que o IRN contactará a pessoa para que se possa deslocar a um balcão e proceder à renovação da autorização de residência. 

Como fazer marcação para renovar residência?

Os serviços online da AIMA permitem que seja feita a renovação automática da autorização de residência. No caso da renovação presencial nos balcões do registo e notariado, esta deve ser feita caso o documento tenha sido expirado no máximo há seis meses. 

Qual é o prazo para pedir a renovação antes do vencimento?

Até 90 ou 30 dias antes de expirar pode-se pedir a renovação da autorização de residência online. 

Quanto custa renovar a autorização de residência? 

O valor a pagar pela renovação da autorização de residência depende dos moldes em que o cidadão se encontra e o tipo de documento que pretende renovar.

Por exemplo, o título de residência de longa duração em território nacional tem o valor de 147,20 euros. Enquanto isso, está isento quem renova o documento residentes de longa duração em território nacional, que sejam beneficiários de proteção internacional. 

Posso renovar a autorização de residência online?

Sim. A renovação da autorização de residência pode ser feita online através do site da AIMA, o que torna o processo menos moroso e mais prático, evitando ainda  filas de espera nos locais presenciais para o efeito. 

Existe ainda a possibilidade de fazer a renovação de forma presencial, nos balcões dos registos e notariado (IRN). 

O que acontece se eu perder o prazo para renovar?

A não renovação da autorização de residência não passa despercebida, havendo sanções para quem não proceder à renovação do documento. 

Caso não seja feita a renovação da autorização de residência, a pessoa que deixou passar o prazo está sujeita a uma coima, que implica o pagamento de uma multa. 

A renovação de residência é automática para todos os casos?

Através do portal da Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) é possível pedir a renovação automática da autorização de residência.

No entanto, este pedido não pode ser feito por qualquer pessoa. Apenas os cidadãos que viram o seu documento caducado há menos de seis meses é que podem fazer o pedido de renovação automática. 

É possível renovar a autorização de residência em atraso?

Sim. Tanto online como presencial é possível pedir a renovação da autorização de residência. O mais importante é que a renovação seja feita, e assim se evite a presença de um documento caducado, o que pode levar a coimas para o cidadão que tem o documento desatualizado. 

Preciso renovar a residência se tiver nacionalidade portuguesa em andamento?

Sim. Enquanto a nacionalidade não estiver definida, é necessário que a autorização de residência esteja devidamente atualizada. 

Só não será possível proceder à sua atualização caso a nacionalidade já esteja oficializada. 

Quem pode tratar de todo o processo de Renovação de Autorização de Residência?

O processo de renovação da autorização de residência é um processo que envolve muitas burocracias e regras. Por isso, de forma a que todo o processo decorra de forma célere e bem feita, a presença de um advogado é muito importante.

Na Advogados em Braga temos advogados especialistas na área, prontos a ajudar e aconselhar quem necessita. Entre em contacto com a Advogados em Braga e saiba mais sobre esta questão! 

Conclusão 

A autorização de residência é um documento necessário para pessoas estrangeiras que residam de forma temporária ou permanente em Portugal. O documento deve ser atualizado de cinco em cinco anos, e o processo de atualização pode começar quando faltarem 90 dias para que este caduque. 

A renovação da autorização de residência deve ser feita, uma vez que caso não aconteça, a pessoa portadora do documento terá que pagar uma coima. A renovação do documento pode ser feita online na plataforma da AIMA, ou presencialmente nos balcões do IRN.

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Nota: A informação apresentada neste artigo tem carácter meramente informativo e não deve ser interpretada como aconselhamento jurídico. Embora tenhamos feito todos os esforços para garantir a precisão do conteúdo, não assumimos responsabilidade por eventuais imprecisões, omissões ou alterações legais que possam ocorrer após a publicação. Se enfrenta uma situação específica ou tem dúvidas sobre qualquer matéria abordada, recomendamos vivamente a consulta de um advogado ou especialista legal para obter aconselhamento adequado à sua situação.

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