Muitas vezes um problema pode não acontecer se tomar medidas de prevenção. Assim, a advocacia preventiva tem o maior objetivo de prevenir um conflito ou problema antes de acontecerem. Com Catarina S. Gomes – Advogados em Braga, Portugal vai ficar a saber tudo sobre advocacia preventiva e qual a sua importância.
O que é a advocacia preventiva?
A advocacia preventiva visa analisar antecipadamente riscos legais que podem surgir, ajudar a prevenir a ocorrência de situações desagradáveis e aumentar a segurança jurídica, principalmente de empresas.
Assim, após a análise, os advogados realizam estratégias e procuram meios para extinguir estes possíveis problemas ou minimizar o seu impacto.
A advocacia preventiva consiste, então, na contratação de um advogado para acompanhar de forma contínua e tratar de alguma questão jurídica relacionada com o dia a dia de uma empresa.
Ao contrário da advocacia preventiva, a advocacia tradicional é reativa, uma vez que o advogado é contratado e reage para resolver um problema, não para evitá-lo.
Esta é a única diferença entre estes dois tipos de advocacia, a preventiva antecipa o problema e faz tudo para o evitar, enquanto que a tradicional resolve um problema já depois do mesmo existir.
Procura um advogado com experiência em advocacia preventiva? Contacte-nos! Estamos localizados em Braga!
Como atua a advocacia preventiva?
A advocacia preventiva tem várias formas de atuação com o objetivo de evitar problemas e satisfazer as necessidades de uma empresa, tais como:
1. Elaboração de contratos
A elaboração de contratos faz parte do dia a dia de uma empresa e qualquer erro pode trazer consequências judiciais no futuro. Assim, um advogado analisa o contrato e pode explicar termos técnicos, encontrar e retirar cláusulas, garantir que o texto é claro e assegurar que o contrato é regular. Ademais, o advogado vê se o contrato é vantajoso para a empresa, seja ele um contrato com fornecedores, clientes, parceiras ou outros interessados. Por fim, o advogado realiza todas as funções do direito comercial para auxiliar a empresa.
2. Recuperação de impostos
Para que não haja erros a nível fiscal, um advogado com alguma experiência em direito fiscal pode garantir que a empresa cumpre todas as obrigações fiscais e verifica se há valores que podem ser recuperados.
3. Regularização
Na advocacia preventiva, o advogado realiza uma análise completa de todos os documentos e características de uma empresa para poder identificar os pontos que podem ser melhorados e apresentar soluções para tal.
4. Obrigações laborais
As questões relacionadas com o trabalho e os trabalhadores merecem atenção redobrada pelas empresas. Assim, um advogado que exerça funções relacionadas com o direito do trabalho ajuda a empresa a informar os deveres e direitos do trabalhador, verificar as regras que devem ser aplicadas e também a explicar situações de demissões por justa causa.
5. Gestão de recursos humanos
Para gerir os recursos humanos a empresa tem o seu próprio departamento, no entanto, o advogado pode ser um excelente suporte nesta área, pois analisa o que pode gerar problemas legais e sabe como agir nos processos de admissão, demissão ou promoção.
Na Catarina S. Gomes – Advogados em Braga, temos uma equipa experiente em advocacia preventiva!
Quais os benefícios da advocacia preventiva?
Agora que já sabe o que é a advocacia preventiva, vamos mostrar-lhe os benefícios desta forma de advocacia para a sua empresa:
- Reduzir os problemas – ter um profissional ao seu lado permite a reduzir os riscos, uma vez que estes tomam decisões e definem estratégias adequadas às necessidades da sua empresa;
- Assessoria completa na elaboração de contratos – ter um profissional que elabore e reveja os seus contratos proporciona segurança jurídica promove uma redução significativa de possíveis problemas que poderiam surgir a longo prazo, uma vez que a elaboração de contratos deve ser algo feito com muito cuidado;
- Segurança jurídica – com a assessoria jurídica terá mais segurança nas suas ações, uma vez que tem a certeza que está a agir consoante a lei;
- Desenvolvimento da empresa – com mais segurança e uma boa orientação, o negócio está mais propício a crescer;
- Diminuição de custos – a advocacia preventiva traz menos custos a uma empresa do que uma assistência jurídica em momentos específicos. Para além disto, ao reduzir a probabilidade de riscos, poupa também na resolução destes mesmos problemas.
Qual a importância da advocacia preventiva?
A advocacia permite que a empresa conte com todo o suporte jurídico necessário em todas as suas atividades.
Por vezes, as empresas passam por questões complicadas a que os empresários não têm resposta. Estas questões podem ir desde contratos com fornecedores, relações com empregados, impostos, comercialização de produtos, entre outros.
Um advogado sabe responder a estas questões com alguma facilidade e, por isso, realiza uma assessoria jurídica na empresa para ajudar na tomada de decisões.
A maior vantagem da advocacia preventiva numa empresa é a prevenção de conflitos e de problemas, uma vez que o advogado analisa a situação da empresa, procura soluções para resolver possíveis questões e, depois, criar estratégias para que não seja necessário abrir um processo judicial.
A advocacia preventiva acaba por ser um investimento para receber todos os benefícios que mencionamos anteriormente neste artigo e torna-se mais vantajoso contratar um advogado para prevenir possíveis processos judiciais do que esperar o problema para contratar um advogado para o resolver.
- Apoio Jurídico em Investimentos
- Crime Público, Crime SemiPúblico e Crime Particular. O que são
- Custas Judiciais: O que são e quem paga?
Precisa de aconselhamento jurídico nesta área?
Custo de chamada para a rede móvel nacional
Nota: A informação apresentada neste artigo tem carácter meramente informativo e não deve ser interpretada como aconselhamento jurídico. Embora tenhamos feito todos os esforços para garantir a precisão do conteúdo, não assumimos responsabilidade por eventuais imprecisões, omissões ou alterações legais que possam ocorrer após a publicação. Se enfrenta uma situação específica ou tem dúvidas sobre qualquer matéria abordada, recomendamos vivamente a consulta de um advogado ou especialista legal para obter aconselhamento adequado à sua situação.
Últimos Artigos
Catarina S. Gomes – Advogados em Braga
No escritório de Advogados em Braga - Catarina S. Gomes, vai encontrar uma equipa de profissionais experientes e altamente qualificados.
O escritório oferece uma ampla gama de serviços jurídicos, incluindo assessoria a clientes, negociação de contratos, divórcio, heranças, litígio, representação em tribunais e muito mais.
Catarina S. Gomes e a sua equipa de Advogados em Portugal estão sempre prontos para dar resposta às necessidades dos seus clientes, na constante procura pelas melhores soluções para cada caso, independentemente da complexidade do caso.
Todos os advogados da equipa são comprometidos com os mais altos padrões éticos e profissionais em todas as suas atividades, garantindo assim que os interesses dos clientes sejam sempre protegidos e defendidos de forma justa e imparcial.
Se está à procura um escritório de advogados de confiança e experiente em Braga, Portugal, a equipa liderada por Catarina S. Gomes estará pronta para ajudar em todas as suas necessidades jurídicas, com um serviço personalizado e eficaz.
Exerça já o seu direto com ajuda qualificada.